sábado, 27 de fevereiro de 2010

Não importa quantas vezes peças desculpa...

[retirado de um livro da mamã x)]

"Era uma vez uma jovem que tinha um temperamento muito explosivo. Um dia o pai deu-lh um saco cheio de pregos e uma placa de madeira e disse-lhe que martelasse um prego na tábua cada vez que perdesse a paciência com alguém.
No primeiro dia colocou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes, enquanto ela ia aprendendo a controlar a sua raiva, o número de pregos martelados foi diminuindo gradualmente. Ela descobriu que dava menos trabalho controlar a sua raiva do que ter que ir todos os dias pregar vários pregos na placa de madeira...
Finalmente chegou o dia em que a jovem perdeu a paciência. Ela falou com o pai sobre o seu sucesso e sobre como se estava a sentir melhor por não explodir com os outros. O pai sugeriu que ela retirasse todos os pregos da tábua e que lha touxesse. Então a jovem trouxe a placa de madeira, já sem os pregos e entregou-a ao pai.

Ele disse:

- Estás de parabéns, minha filha, mas dá uma olhadela nos buracos que os pregos deixaram na tábua. Ela nunca mais será como antes. Quando dizes coisas com raiva, as tuas palavras deixam marcas como estas. Não importa quantas vezes peças desculpa, a cicatriz continuará lá. Uma agressão verbal é tão má quanto uma agressão física. A palavra pode destruir ou dar vida."


Um dia a ferida vai fechar, e a cicatriz ficará lá apenas para,
quando eu olhar para ela,
me lembrar que nunca mais te vou magoar. (':

UM DIA...

1 comentário:

Lili disse...

Joanninha...estas de parabens!!!

É lindo. É verdadeiro. É aquilo que precisava de ler.

Vou imprimir e colar na parede do meu quarto (sem a D. Judite ver!) para não me esquecer.

Um pedido de desculpa é um sinal de que tomamos consciência de que errámos, e que estamos, de certa forma, arrependidos pelo que fizémos. Mas o pedido de desculpa não apaga nada. Nada mesmo.

Obrigado por este momento.